RIBEIRÃO PRETO / SP - quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Estudo urodinâmico

INDICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO ESTUDO URODINÂMICO

Aula ministrada no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto  - USP (acesse o link abaixo)

https://www.youtube.com/watch?v=oeErI_6LYJA

DÚVIDAS SOBRE O

 

ESTUDO URODINÂMICO

 

 

 

1- Por que tenho que fazer este exame?

             -O estudo urodinâmico, hoje, é considerado o método mais eficiente para identificar a causa das diferentes disfunções miccionais e indicar o melhor tratamento para cada caso especificamente.

  

2- O que é preciso para realizar o exame?

             -Como exames preliminares, basta um exame de urina tipo I (urina rotina) e urocultura com antibiograma. Estando negativos, você estará liberada para realizar o estudo urodinâmico.

             -No dia do exame, não há necessidade de qualquer tipo de preparo. Você deverá, apenas, evitar urinar nas duas ou três horas que antecedem o exame para que esteja com vontade de urinar no momento em que for iniciar o estudo. Não há necessidade que a bexiga esteja no máximo da sua capacidade. Você deve estar confortavelmente com desejo de urinar.

  

3- Como é feito o exame?

             -A urodinâmica é dividida em 3 etapas; sendo que na primeira você será orientada a sentar-se em uma cadeira semelhante a um vaso sanitário e simplesmente urinar (daí a orientação anterior de chegar para o exame com vontade de urinar).Essa cadeira possui um sensor ligado ao computador que irá registrar vários dados da sua micção. Na segunda fase, o médico irá colocar uma ou duas sondas muito finas em sua bexiga e uma outra no ânus. Não se assuste, essas sondas são muito finas e não irão lhe causar dor ou qualquer outro desconforto. Em seguida, elas serão conectadas ao computador e a um frasco com soro, que irá encher sua bexiga lentamente, enquanto o médico irá pedir que você faça algumas coisas que normalmente causam perda de urina, como tossir e fazer força. Quando você sentir muita vontade de urinar, será solicitado novamente que sente na cadeira do início do exame e urine até esvaziar completamente a bexiga. Estará encerrado assim, o seu exame urodinâmico.

 

Viu que não é tão difícil ???

 

4- Lembre-se...

             - Quando for ao laboratório, não se esqueça de levar o seu exame de Urina e Urocultura para mostrar ao médico que irá lhe atender. Sem ele o seu exame não pode ser realizado em hipótese alguma (isso é para sua proteção). 

            - Fique sem urinar nas horas que antecedem o exame. Se você estiver com pouca urina na bexiga a primeira fase estará perdida e pode comprometer o resultado final do estudo.