RIBEIRÃO PRETO / SP - domingo, 28 de abril de 2024

PERDER URINA É NORMAL ????

 Logo de cara te respondo que NÃO.

Não é normal perder urina. Mesmo depois de ter filhos ou na idade avançada.

Perder urina é sempre anormal. Não quer dizer que tenha que ser tratada sempre mas, NORMAL não é.

O que isso significa? Pois bem, vamos explicar melhor.

Algumas mulheres tem uma perda discreta e esporádica, que não interfere nos seus afazeres e nem a incomoda. Nesse caso, ele deve notificar seu ginecologista que deve apenas acompanhar se esses sintomas vão piorar.

A partir do momento em que essa perda passa a atrapalhar suas atividades ou simplesmente causar desconforto, um especialista deve ser procurado. Eu disse especialista, não apenas um ginecologista geral, mas um uroginecologista. Uroginecologista tem formação ginecológica, mas se especializou em lidar com alterações urinárias da mulher como a incontinência urinaria, infecções urinárias, dificuldades miccionais, além do tratamento dos prolapsos genitais que é quando a bexiga, o reto ou o útero saem pela vagina.

Para vocês terem uma idéia, essa história de perder urina é tão grave que a ACOG, (Associação dos Cirurgiões Obstetras e Ginecologistas dos EUA), baixou, uma orientação para que os ginecologistas de lá fizessem busca ativa em suas pacientes. Ou seja, devem perguntar ativamente sobre perda urinaria durante as suas consultas de rotina.

Sabe porquê????

Veja a porcentagem de mulheres que apresentam perda urinária de acordo com a faixa etária.

  • 20 – 39 anos = 6,9 %
  • 40 – 59 anos = 17,2%
  • 60 – 79 anos = 23,3%
  • > 80 anos = 31,7 %
  • 50 a 70 % das mulheres não procuram o médico espontaneamente
  • Existe um atraso de 6 a 10 anos para diagnóstico da incontinência urinária
  • Impacto social é maior nas mulheres que nos homens
  • Até 80% das idosas institucionalizadas apresentam algum distúrbio urinário

E, quais seriam as causas dessa perda de urina? Porque isso acontece?

A incontinência urinária acontece por diversos fatores, mas os principais são a gestação e o parto, fatores genéticos, obesidade, idade.

Veja que falei em gestação e parto e não em parto normal. O parto normal é um fator importante para o aparecimento da incontinência, mas a simples gestação pode ser causadora desse problema, principalmente se acompanhada de ganho de peso exagerado.

Além disso cirurgias como a histerectomia (retirada do útero) também são fatores causadores.

Portanto, se você apresenta incontinência urinária não deixe de consultar um uroginecologista para ver se você precisa de tratamento ou não. E, não se preocupe, não significa que você vai ter que fazer alguma cirurgia. Já foi o tempo que toda incontinência era tratada com cirurgia. A grande parte dos casos tem tratamento clinico, como medicações, fisioterapia ou, até mesmo, uma simples orientação comportamental.

Só um especialista em uroginecologia pode dizer qual o melhor tratamento para o seu problema.